Os My Enchantment que se formaram inicialmente como “Near Death Experience” tiveram algumas alterações quanto à formação. Actualmente dão-nos música Alex Zander (vocalista), Ricardo Oliveira (bateria), João “Grande” (guitarra), Fernando Barroso (baixo), Pedro Alves (guitarra) e Rui Gonçalves ( teclas ).
Às portas do lançamento oficial do novo trabalho, que decorrerá no dia 4 de Julho no Covil Bar Urban Club, em Almada, estivemos à conversa com Ricardo Oliveira.
Entrevista:
Songs for the Deaf Radio – Com quase 16 anos como descrevem o vosso percurso?
Ricardo Oliveira – Com alguns altos e baixos, momentos bons e maus. Enfim, o típico lugar comum de todas as bandas julgo eu. Em termos musicais, creio que a cada ano que passa a banda tem atingindo novos patamares de maturidade/qualidade.
SFTD- Nove anos separaram este novo EP do anterior ( “Sinphonic” em 2005). Porquê um interregno tão longo?
R.O. – Não foi de todo o que planeamos. infelizmente quando em 2008/2009 nos encontrávamos a gravar o que seria o segundo álbum “Nightmare” , o vocalista decidiu abandonar o barco a meio das gravações. Como é costume, as vozes são a ultima coisa a ser gravada. Dá para ter uma noção de como foi um “soco no estômago”” ele ter saído quando já ia a meio das musicas nao dá? De seguida foi como um desmoronar de um baralho de cartas, com varias saídas e mudanças de membros. Não é por acaso que o nosso EP se chama “The death of Silence”. É uma afirmação, não quisemos esperar mais por um álbum, quisemos afirmar o quanto antes que estamos vivos e bem de saúde.
SFTD- Que diferenças notam no panorama musical desde o embrião da banda até aos dias de hoje? E nos fãs?
R.O. – Noto algumas diferenças e nem todas muito positivas . De facto existem mais eventos/festivais/concertos do que antes. Também existem muito mais bandas do que antes. Mas isso não se traduz em mais público. A economia também pode ter aí uma palavra a dizer mas não acho que justifique tudo. Acho que de uma forma geral, quando há muita oferta , há menos procura. E infelizmente, acho que há menos metaleiros e festivaleiros do que gostaríamos de admitir. Agora em termos de qualidade das bandas em geral acho que a fasquia subiu imenso!
SFTD– Satisfaçam lá a curiosidade dos vossos seguidores e contem os próximos planos dos My Enchantment.
R.O. – Estamos para já focados em promover o EP e vamos dar alguns concertos (a anunciar! ) pelo país fora. Estamos também já em fase de pré – produção do novo álbum. Para já ainda sem data prevista de lançamento.
Inês Matos
dei cabo do gosto 69..ain´t this my lucky day ^_^ o Alex é que podia ajudar nas poses ^_^